Maringá dá adeus a Frank Silva; sepultamento será hoje, 14, às 16 horas

, , Leave a comment

Maringá se despede hoje, 14, do jornalista e pioneiro da comunicação Franklin Vieira da Silva. O velório acontece na Câmara Municipal e o sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Municipal de Maringá.

Frank Silva morreu aos 78 anos, após uma cirurgia para retirada de dois tumores do intestino. Ele teve uma parada cardiorrespiratória após uma grande batalha contra o câncer. Estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Paraná, em Maringá, desde o dia 16 de agosto. No dia 17 de agosto, foi submetido à cirurgia e, desde então, lutava pela vida.

Entre as empresas que comandou, o destaque é para O Diário do Norte do Paraná, impresso que, por mais de 40 anos escreveu a história de Maringá. O jornal foi o terceiro maior do Paraná e se pautou pelo dinamismo e precisão com que relatava os fatos cotidianos e históricos de Maringá e de todo o Brasil através de várias editorias. No ano passado, por problemas financeiros, a empresa foi extinta por decisão judicial após uma batalha na Justiça. Fica na memória do maringaense o jornal que trazia informações importantes e desenhava os muitos contextos sociais que marcaram Maringá. Hoje, O Diário é um precioso acervo sob os cuidados da Secretaria Municipal de Cultura.

Fica também o exemplo de um grande empreendedor, de um homem dedicado à família, de uma pessoa de muitos amigos. Frank Silva deixa um legado de sabedoria, de força e dinamismo na comunicação jornalística. Desde abril de 2019, quando O Diário deixou de existir, ele atuava como colunista social com a coluna que levava seu nome e era publicada diariamente no Jornal do Povo, além de comandar este site. Ele deixa a esposa, Patrícia Vieira da Silva, quatro filhos e três netos.

Início
Nascido em Limeira (SP), Frank Silva iniciou sua trajetória profissional na área de comunicação em 1957, na Rádio Cultura AM, emissora adquirida por ele 45 anos depois. Foi colunista social de diversos jornais e apresentador de programas na extinta TV Coroados, de Londrina, e na TV Cultura, de Maringá.

Foi proprietário, desde 1974, do jornal O Diário do Norte do Paraná, que formou o Grupo O Diário ao lado do site odiario.com e também das empresas Busdoor Mídia Externa e DNP Editora.

Pioneiro na comunicação de Maringá, começou a carreira de jornalista com apenas 15 anos, quando cobriu o primeiro acidente aéreo ocorrido na cidade. “Sabemos do seu valor e pioneirismo na comunicação de Maringá e do Paraná. Silva foi dono de um dos mais importantes jornais da região”, lembrou o secretário de Comunicação e Cultura do Paraná, João Debiasi. Muitas foram as manifestações de pesar pela morte dele: Além do secretário de Comunicação, João Debiasi, estão o líder do governo federal na Câmara dos Deputados, o deputado federal Ricardo Barros; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; o presidente do Legislativo maringaense, Mário Hossokawa, e os amigos que se manifestam pelas redes sociais.

Comendador

Frank Vieira foi agraciado com o título de comendador da Ordem do Pinheiro do Paraná, em 2012, além de ter sido homenageado, em 2002, com o título de Cidadão Benemérito de Maringá. No mesmo ano, foi eleito Empresário do Ano pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

 

Deixe um comentário