Estoques de sangue do Hemocentro de Maringá estão abaixo do ideal

, , Leave a comment

Devida à pandemia do novo Coronavirus, os estoques de sangue em diversos hemocentros tiveram baixas consideráveis em várias regiões do país. No Hemocentro de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), os estoques na metade do mês de agosto reduziram 50%. Nos últimos três meses, o porcentual de doações já vinha em queda.

Em meio a esse cenário, foram adotadas medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus e garantir a segurança dos doadores. A disponibilização de álcool em gel nos diversos ambientes, a limpeza das superfícies realizada com frequência e o distanciamento entre as cadeiras para evitar contato físico são alguns exemplos. Além disso, os doadores devem ir com máscaras para o atendimento.

A diretora do Hemocentro, Marcia Regina Momesso, ressalta que para quem deseja realizar a doação, alguns cuidados são imprescindíveis. Além da atenção redobrada com a higiene, é fundamental ter uma boa noite de sono, estar em boas condições de saúde, não estar em jejum e pesar mais de 50 quilos. “Podem doar sangue as pessoas que tiverem entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Neste momento também recomendamos que os doadores com mais de 60 anos fiquem em isolamento social como orientado pelas autoridades públicas de saúde”.

É importante ressaltar que para ser um doador é preciso apresentar documento oficial com foto e o candidato não deve ter tido contato com a Covid-19 recentemente. Pessoas que tiveram a doença não podem doar por 30 dias. Após recuperação clínica completa (estar assintomático) e aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados devem esperar 14 dias para fazer a doação de sangue.

O Hemocentro fica na Av. Mandacaru, 1600, ao lado do HUM e aguarda os doadores para que essa corrente do bem não seja interrompida. Doar sangue é uma atitude de solidariedade e amor. É possível, ainda, agendar horários para fazer a doação pelo link www.saude.pr.gov.br/doacao ou (44) 3011-9151 (Whatsapp) para evitar qualquer tipo de aglomeração. Toda a equipe está preparada para atender inclusive as demandas espontâneas sem risco aos doadores./ACS/UEM.

 

Deixe um comentário