Dom Severino Clasen é o novo Arcebispo de Maringá

, , Leave a comment

Foi muito prestigiada a Santa Missa que marcou a posse do novo arcebispo de Maringá, Dom Severino Clasen, realizada hoje, 15, na Catedral Metropolitana Basília Menor Nossa Senhora da Glória. A celebração, que começou às 9 horas com a acolhida do religioso pela Catedral, foi inteiramente transmitida pelo canal da Arquidiocese no YouTube.

Por conta da pandemia de covid-19, a celebração teve público restrito, limitado a 450 pessoas sentadas, o que equivale a menos de 30% da capacidade normal da Catedral. Estiveram presentes arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos e leigos coordenadores de pastorais, movimento e organismo da Arquidiocese, além de autoridades civis. Padres e leigos da Diocese de Caçador (sede episcopal de Dom Severino), em Santa Catarina, também prestigiaram o evento.

Dom Severino Clasen foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Maringá no dia 1º de julho deste ano. Franciscano, Dom Severino também foi Bispo de Araçuaí, Minas Gerais; por oito anos presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB e, até ser nomeado Arcebispo de Maringá, presidia o Regional Sul 4 da CNBB, que representa a Igreja Católica em Santa Catarina.

Histórico

Dom Frei Severino Clasen, OFM, nasceu em 10 de junho de 1954 em Petrolândia, na Diocese de Rio do Sul (SC), vindo de uma família de três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação das Franciscanas de São José.

Ingressou no Seminário Menor em 1968 em Ituporanga (SC) e tornou-se franciscano ingressando na Província da Imaculada Conceição em janeiro de 1976. Em seguida, fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado Presbítero em 10 de julho de 1982. Foi Vigário na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia (SC), de 1982 a 1986 quando foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União (SC). Em 1988, Frei Severino foi transferido para São Paulo, para ser animador vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Trabalhou como Reitor e Pároco do Santuário São Francisco em São Paulo até 2005, quando, em 11 de maio, foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI para a Diocese de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha.

Frei Severino foi ordenado Bispo por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga e tomou posse em Araçuaí no dia 10 de julho do mesmo ano, escolhendo como lema episcopal “Acolher e cuidar”.

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo sido reeleito para um mandato que exerceu até 2019.

No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a Diocese de Caçador (SC), tomando posse no dia 4 de setembro do mesmo ano. Em 2019 foi eleito Presidente do Regional Sul 4 da CNBB.

Em 1º de julho de 2020 o Papa Francisco nomeou Dom Severino Clasen Arcebispo Metropolitano de Maringá, no Paraná.// Com informações da Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Maringá.

Assista ao vídeo da posse de Dom Severino Clasen como Arcebispo de Maringá

 

Deixe um comentário