Câmara solicita apoio aos afetados pelo incêndio em shopping atacadista

, , Leave a comment

Na sessão ordinária desta quinta-feira (13), os vereadores de Maringá aprovaram, em discussão única, o requerimento do vereador Sidnei Telles sobre o incêndio que atingiu o Shopping Atacadista Avenida Fashion, na última segunda-feira.

No requerimento, o vereador afirma que, levando em conta o momento econômico crítico que enfrenta o segmento da moda, em decorrência da pandemia da COVID-19, repercussões drásticas foram sentidas por empresários e colaboradores do setor. Considerando ainda a grande relevância deste segmento para a economia da região de Maringá, caracterizada como forte geradora de emprego e renda. Reconhecendo que, após meses de fechamento, vinha retornando suas atividades em processo de recuperação econômica.

O vereador, com apoio de mais 10 votos, solicita ao governador do Estado, Carlos Roberto Massa Júnior, que informe a esta Casa de Leis, na medida do possível, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de elaborar um plano de ações visando à prestação de auxílio econômico para os lojistas, industriais e trabalhadores de estabelecimentos que funcionam no Shopping Atacadista Avenida Fashion.

“Apesar de todas as dificuldades, os lojistas ainda terão ajuda do seguro pela perda que tiveram. Porém, é preciso pensar nos trabalhadores e suas famílias que foram, diretamente, afetados nessa tragédia”, acrescentou Telles.

A iniciativa de Telles foi reforçada pelo requerimento de informação do vereador William Gentil ao Executivo municipal sobre o mesmo assunto. No documento, ele quer saber: 1 – quais medidas a Administração Municipal pode adotar a fim de auxiliar os proprietários e funcionários das lojas localizadas no Shopping Atacadista Avenida Fashion; 2 – se há possibilidade de a Administração Municipal prestar auxílio financeiro emergencial aos proprietários e funcionários das lojas atingidas pelo incêndio, e, em caso afirmativo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos; 3 – se a Administração Municipal pode disponibilizar espaços públicos para acomodar as empresas que funcionam no Shopping Avenida Fashion e permitir a continuidade de suas atividades comerciais após o incêndio, até que as obras de reconstrução dos estabelecimentos sejam finalizadas.

Com 11 votos, o plenário aprovou, em primeira discussão o projeto 15.682/2020, do Poder Executivo, autorizando abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2020, na ordem dos R$ 250 mil, para atender a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o projeto, o recurso servirá para a implantação e reforma de sinalização turística espalhada pela cidade de Maringá.

Em primeira discussão, a Câmara aprovou, por 12 votos, projeto do Executivo autorizando a abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento-Programa de 2020, no valor de R$ 8.500,00 para atender as Secretarias Municipais de Mobilidade e de Assistência Social e Cidadania.

Durante a sessão, foram aprovados nove requerimentos de informação ao Executivo, em discussão única. Mais informações sobre o resultado da sessão ordinária e a gravação em áudio e vídeo poderão ser obtidas no site: www.cmm.pr.gov.br / Fonte:CMM/ACS.

 

Deixe um comentário