Movimento reúne 62 pré-candidatas de 17 partidos em Maringá

, , Leave a comment

Lançado oficialmente em 24 de junho, o movimento “Mais Mulheres No Poder” em Maringá já reúne 62 pré-candidatas de 17 legendas de todo o espectro político-partidário. Essa inusitada união em tempos de intolerância política é possível graças ao foco num objetivo maior: a conquista de uma bancada feminina na Câmara Municipal.

Os partidos com mais pré-candidatas ligadas ao movimento são: PDT (10), PSD (9), MDB (5), Rede (5), PT (5), PP (4), PSB (4) e Podemos (4). Das 17 legendas, até a noite de quinta-feira (30), 15 delas têm duas ou mais integrantes do “Mais Mulheres No Poder.”

Quando esta matéria for lida esse número talvez tenha mudado porque, diariamente, o movimento tem recebido a adesão de mais pré-candidatas e o apoio de voluntárias e entidades comprometidas com a causa. São mulheres que desejam mudar a triste realidade de um Legislativo ocupado apenas por homens e sem representatividade feminina.

Por isso, a intenção do movimento suprapartidário não é apenas encorajar as candidaturas femininas, mas dar o devido suporte para que as pré-candidatas disputem de fato o pleito, com o objetivo de ocupar espaços na política. Para lideranças do movimento, esse é o caminho para minimizar o problema das candidaturas fictícias.

Também conhecidas como candidaturas laranjas, estas constituem uma espécie de fraude eleitoral. Para atender à lei que exige a composição da chapa com, no mínimo, 30% de um gênero, muitos partidos lançam candidatas de fachada que, nas urnas, não são votadas. Houve casos em que as mulheres inscritas sequer souberam que eram candidatas.

Iniciativas como a do movimento “Mais Mulheres no Poder”, portanto, são importantes para mudar essa realidade. E as lideranças femininas do movimento (veja em anexo quem são as 62 pré-candidatas) trabalham para isso com o apoio de voluntárias e entidades.

Próxima live

As candidaturas fictícias, aliás, serão tema da próxima live do movimento. Será na terça-feira (4), às 19 horas, com a participação de seis pré-candidatas a vereadora em Maringá.

Com mediação da professora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), a live terá no time de debatedoras pré-candidatas de outros cinco partidos: Kátia Lopes (PL), Elaine Regina (PSB), Vera Lopes (PSD), Cristiane Neme (Pros) e Aline Casado (Rede).

Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) há 32 anos; Ana Lúcia é coordenadora e pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo UEM/Maringá.

Kátia Lopes é diretora da Casa Solidária Maringá e missionária há 25 anos; Eliane Regina é advogada há 26 anos; Vera Lopes é servidora municipal e diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Antona.

Cristiane Neme é secretária da Comissão de Franchising e membro das comissões de Direito Tributário, de Direito Agrário e de Enfrentamento à Violência de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Maringá; e Aline Casado é advogada e professora universitária.

A live poderá ser acompanhada na página do movimento das redes sociais, no endereço: facebook.com/maismulheresnopodermaringa

MOVIMENTO MAIS MULHERES NO PODER
Pré-candidatas – Partido
Alana Marquezini PSD
Aline Câmara REDE
Aline Casado REDE
Alessandra Cabrel PDT
Ana Ventura PDT
Andréa Galleti PSD
Bárbara Segantine PCdoB
Bete Mascote PDT
Brenda Rompatto PSB
Carmen Inocente* REPUBLICANOS
Celia Vilela PT (pré-candidatura coletiva)
Cidinha Goés PDT
Cris Carreira PDT
Crispinga PL
Cristiane Lopes PTC
Cristiane Neme PROS
Denizete Ramalho PP
Ednéia Godoy PTB
Elaine dos Orgânicos PDT
Elenice Santos PTB
Eliane Regina PSB
Eliany Alves Feitoza PDT
Eselma PSL
Evelin Cavalini PODEMOS
Flávia Bergamaschi PSD
Ines Silva DEM
Jacira Martins DEM
Jamile PT (pré-candidatura coletiva)
Josy da Tapioca PDT
Katia Lopes PL
Kelly Ramos Pedagoga REDE
Latife Ammar REDE
Ligia Oliveira PATRIOTAS
Lilian Ferreira PSD
Lillianny MDB
Lizandra REDE
Luana Barros PP

Lucimar Pontara PSB
Madalena MDB
Majô Capdeboscq PP
Marcia Yamada PODEMOS
Marceli Delgado PODEMOS
Margot PT
Marisa Silva PL
Mércia Froeming MDB
Nelci PDT
Professora Nadir MDB
Professora Ana Lúcia PDT
Professora Vilma PT
Regina Zeladora PSD
Rosangela Danielides PSD
Rose Leonel PODEMOS
Rúbia Macaris REPUBLICANOS
Sandra da Saúde PSL
Sandra AMM PTC
Sandra da Prefeitura PSB
Sonia Leonel MDB
Sirlei Pinheiro PSL
Terezinha Pereira PP
Vera Lúcia PSD
Vera Lopes PSD
Vera Nogueira PT
*Talvez candidata à majoritária
Fonte: Movimento “Mais Mulheres no Poder”

*Imagem ilustrativa.

 

Deixe um comentário