Morre Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara Federal dos Deputados

, , Leave a comment

Morreu nesta manhã, 15/7, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti, aos 89 anos.  A causa da morte não foi divulgada.

“Em nome da Câmara dos Deputados, manifesto o pesar pela morte do ex-deputado e ex-presidente da Casa Severino Cavalcanti”, lamentou o presidente da Casa, Rodrigo Maia, em suas redes sociais. “Severino foi um deputado com estilo próprio e com grande interlocução entre os parlamentares, o que permitiu com que ocupasse diversos cargos na Mesa Diretora da Casa. Meus sentimentos à família e aos amigos.”

Trajetória política
Severino Cavalcanti foi prefeito de João Alfredo (PE), de 1964 a 1966, e deputado estadual durante 28 anos com sete mandatos consecutivos (1967-1995). Foi eleito deputado federal por três legislaturas (1995 – 2007). Presidiu a Casa em 2005, por sete meses, e depois renunciou ao mandato.

Na Câmara foi titular de diversas comissões especiais, entre elas a que analisou a Proposta de Emenda à Constituição 25/95, sobre inviolabilidade do direito à vida; e a que discutiu a PEC 155/93, sobre imunidade parlamentar. Também fez parte das comissões parlamentares de inquérito sobre adoção e tráfico de crianças brasileiras e sobre bingos.

Cavalcanti apresentou ainda diversos projetos de lei, como o PL 2309/03, que buscava proibir o trabalho externo dos que cumprem pena por crime hediondo, tortura, tráfico ou terrorismo; e o PL 1457/03, que criava o programa de residência nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária./Fonte: Agência Câmara de Notícias/Foto:Acervo/Câmara dos Deputados.

 

 

Deixe um comentário