Prefeitura realiza atendimentos clínicos e ambulatoriais em animais de rua

, , Leave a comment

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) segue com os procedimentos cirúrgicos de pequenos animais no Centro de Controle de Zoonoses. No centro cirúrgico são realizados atendimentos gratuitos de animais resgatados das ruas por meio de denúncias no serviço 156 (Ouvidoria Municipal). Os atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos são realizados apenas em animais encaminhados ao local pelo Bem-Estar Animal
A sala de cirurgia tem estrutura moderna e capaz de fazer atendimentos em animais com histórico de atropelamentos em todas as suas implicações, como fraturas fechadas, inserção de talas e encaminhamento para exames radiográficos. Caso o animal tenha alguma doença infecciosa, a mesma é diagnosticada e tratada no local.
Os atendimentos cirúrgicos realizados no centro do Bem-Estar animal são lacerações de pele, perfurações comuns ou por corpo estranho, ovariohisterectomia (OVH), também conhecida como esterilização, orquiectomia bilateral (remoção dos testículos), curativos e outros tipos de procedimentos que não são de alta complexidade.  O espaço conta com monitor multiparamétrico, aparelho de anestesia inalatório, oxigênio, foco cirúrgico, mesa cirúrgica, calha cirúrgica, mesas auxiliares de inox e ar condicionado.
A médica veterinária responsável pelo local, Evandra Pachaly, explica sobre a importância da conscientização da população em cuidar dos pets de forma correta e humanizada. “Todos os serviços que realizamos aqui no centro de Bem-Estar são gratuitos. Pedimos para que quando as pessoas se depararem com animais que estejam precisando do nosso atendimento, que façam a solicitação de acolhimento pela Ouvidoria Municipal. Precisamos da ajuda de todos para garantir mais saúde aos bichinhos e consolidar a sua longevidade”, explica. /Fonte:Prefeitura de Maringá/Foto:Aldemir de Moraes/PMM.
 

Deixe um comentário