Pesquisa sobre coronavírus encerra testes rápidos com 250 aplicações amanhã, 1º

, , Leave a comment

Será realizada amanhã, 1º de julho, a quarta e última etapa de testes rápidos na parceria entre Prefeitura de Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Unicesmar. Pesquisadores vão para ruas a partir das 7h30 aplicando 250 testes, encerrando projeto com total de 950 testes rápidos sobre coronavírus. Resultado da pesquisa será usado pela Secretaria de Saúde de Maringá em ações de prevenção contra doença.
Pesquisadores coletam pequena gota de sangue – 10 microlitros – da ponta do dedo do morador. Teste é feito na hora, com resultado saindo em torno de 15 minutos e informado na sequencia para morador. Também é aplicado questionário sobre rotina das pessoas na residência.
Pesquisadores usam crachá de identificação e  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Todos dados são analisados pelo coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM, Denis Bertolini, formando a pesquisa sobre coronavirus em Maringá.
Roteiro das visitas nos bairros foi definido pelos departamentos de Geografia e de Estatística da UEM após analisar notificações de corornavírus nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  Ou seja, testes são feitos em todas regiões da cidade, a cada etapa em ruas e casa diferentes.
Pesquisa é mais uma medida técnica da prefeitura de Maringá como prevenção ao coronavírus. Também está em andamento o Plano de Retomada Econômica e Social de Maringá em parceria com Sebrae e segmentos econômicos. Além do trabalho preventivo de orientação da fiscalização da Mobilização Integrada reunindo secretarias municipais e forças de segurança.
AGENDA
• primeira etapa – 20 de maio
• segunda etapa – 4 de junho
• terceira etapa – 17 de junho
• quarta – 1º de julho
• Saiba como foi feita rota dos testes nos bairros da cidade.
*Fonte:Prefeitura de Maringá/Foto:
 

Deixe um comentário