Infectados são 7,7 vezes mais que casos confirmados de covid-19, indicam testes rápidos

, , Leave a comment

Terminou na última sexta-feira, 19, a análise dos testes rápidos sobre coronavirus feitos na terceira etapa da pesquisa na parceria entre Prefeitura de Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Unicesumar. Testes foram feitos entre 17 e 19 de junho. Dos 247 testes, quatro deram positivos para coronavírus. Dados computados pelo chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina e coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM,  Denis Bertolini, indicam que número de infectados é 7,7 vezes maior que o de casos confirmados. Total de 693 foram feitos até agora nas três etapas.
Dados apontam que 1,01% da comunidade apresenta anticorpos contra coronavírus. Até segunda etapa esse percentual era de 0,67%. Bertolini explica que percentual significa a prevalência da doença da população. É uma parcial de quantos já entraram em contato com o vírus e desenvolveram anticorpos. Quadro mostra importância de medidas de proteção como isolamento social, uso de máscaras, higienização com álcool 70º, entre outros para evitar contágio.
Questionário aplicado pelos pesquisadores aponta que 98,3% dos participantes da pesquisa usam máscara de proteção ao sair de casa. Que 53,4% tomaram vacina contra gripe. Dos pesquisados, 59,9% são mulheres e 40,1% são homens. Que 25% tem acima de 65 anos e desses 19,2% têm mais de 80 anos, representando 4,8% do total dos entrevistados, entre outros números.
Relatório com cruzamento de dados dos testes rápidos e de questionários tem dez páginas com detalhes sobre perfil, rotina e cuidados de moradores que participaram do teste e pesquisa.
Na primeira etapa em 20 de maio, dos 194 testes, nenhum foi positivo. Dos 249 testes na segunda etapa, feitos entre 3 e 5 de junho, três deram positivo para coronavírus. Terceira etapa na semana passada teve quatro positivos. Já foram 693 testes até agora. Um total de 950 testes serão aplicados em diferentes ruas e bairros da cidade. Resultado da pesquisa será usado pela prefeitura de Maringá para elaborar medidas de prevenção ao coronavírus na cidade. Quarta e última etapa será feita em 1º de julho.
• Confira resultado da primeira etapa dos testes rápidos .
• Confira resultado da segunda etapa dos testes rápidos .
*Fonte: Prefeitura de Maringá.
*Foto: Aldemir de Moraes/PMM.
 

Deixe um comentário