Sociedade Civil reforça apoio ao enfrentamento da pandemia

, , Leave a comment

Médicos apresentaram na manhã de hoje, 15, recomendações de avanço no enfrentamento da pandemia do coronavírus. O encontro, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Ulisses Maia e do presidente da Câmara, Mário Hossokawa, reuniu representantes da sociedade civil, expressivos de diversos segmentos econômicos. “Precisamos estar juntos”, resumiu o médico Afonso Shiozaki, reconhecendo que a “prefeitura não pode fazer tudo sozinha para quebrar ciclo da doença”.
Entre situações ditas por Shiozaki estão fazer testes sobre coronavírus em massa, frear disseminação, medidas para os contagiados, entre outros detalhados no documento de nove páginas. Ele também comentou sobre índices do coronavírus em Maringá. O que foi reforçado em gráficos pelo  diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Ribeiro.
Já prefeito Ulisses Maia anunciou que prefeitura já tem vacinado no PCR, método eficiente de detectar infectados. Também tem iniciativa com infectados, além de preparar espaços para receber e isolar pacientes caso haja necessidade nos próximos dias.
Shiozaki alertou que Maringá está em situação de risco alto da doença. Que em maio foi flexibilizado com reabertura de comércio e serviços porque situação estava sem risco. Mas que no começo de junho casos aumentaram com taxa de ocupação dos leitos de UTI chegando em torno de 60% e positividade dos casos passando 30%. Ele comparou ações de países que controlaram avanço da doença, comparando Brasil com países que não controlaram.
Ao final da reunião prefeito Ulisses Maia anunciou que essa semana sairá novo decreto com medidas de prevenção. Entre elas sobre estabelecimentos noturnos, transporte coletivo, prestadores de serviços. E ainda há nova negociação com igrejas e academias.
Participaram da reunião hoje secretários municipais, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindimetal), Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Sindicato Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste Paraná (Sinepe), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon), instituições de ensino e médicas, entre outros. Evento teve medidas de prevenção como distanciamento, álcool em gel à disposição, todos com máscara de proteção, entre outros. /Fonte:Prefeitura de Maringá/Foto:Aldemir de Moraes/PMM.
 

Deixe um comentário